Pequeninos ou grandões, pelos curtos ou peludões, dengosos ou te ignorando completamente a não ser para dizer "me sirva humana"... não importa, Gatos são tudo de bom!!!!
"Não se sabe quando exatamente o gato começou a ser domesticado, mas sabe-se que no ano 1600 a.C. foi mantido no Egito, inicialmente para controle de pragas" (FARACO, Ceres Berger; SOARES, Guilherme Marques - Fundamentos do Comportamento Canino e Felino) e por toda sua história com os humanos os felinos já passaram por amores e repulsas.
A parte boa da evolução ter sido assim é que eles não têm tanta dependência dos humanos, trazendo mais personalidade para cada gatinho.
Dizem que até mesmo que os gatos podem existir tranquilamente sem a gente. Mas... podemos nós viver tranquilamente sem eles? kkkk Acho que não, já que hoje são nossos companheiros, e é a população de pet que mais cresce no Brasil.
Por terem uma personalidade única, vou passar aqui algumas dicas para o seu ensaio com felinos que podem te ajudar a escolher que tipo de ensaio fazer.
1 - Gerando confiança
Fazer ensaios com pets requer bastante paciência e respeito.
Normalmente para gatinhos mais ariscos, que não estão acostumados a sair de casa, eu faço um ensaio na própria casa da família. Este ensaio pode ser no estilo Lifestyle ou até mesmo Documental, ou seja, com pouca ou sem nenhuma direção, apenas ficando atenta às atitudes deles e rotina da família.
Neste caso, prepare-se como se tivesse recebendo uma amiga, procure não passar ansiedade, e quando eu chegar, precisamos ir conversando, fazendo os gatinhos se acostumarem com minha presença e pouco a pouco começo a clicar, normalmente seus esconderijos
No estúdio, podemos usar acessórios como caixinhas para que eles fiquem à vontade
2- A vida como ela é
Conforme os gatinhos vão se acostumando comigo, começo a brincar com eles, com pequenas pausas, e registrando seus lugares e atitudes normais do dia a dia.
Pode ser um cantinho onde se sente confortável e seguro, pode ser a hora da comidinha, ou até mesmo a hora do "banho"
3- Poses engraçadas e abraços
É natural que, seguindo a dica acima, as poses mais divertidas surjam, e é neste momento que aproveito para seguir o meu propósito: trazer alegria e conforto para as famílias através da fotografia. As fotos são ferramentas para você conseguir voltar no tempo emocionalmente. O que você vai querer guardar para sempre da relação entre você e seu pet?
4- Pequenos detalhes
Assim que consigo me aproximar cada vez mais, gosto de incluir alguns pequenos detalhes que são irresistíveis, dá vontade de moidê!
5- Cenários temáticos
Os ensaios temáticos são os mais esperados pelos meus clientes, e podemos aproveitar estes momentos para fazer ensaios onde os gatinhos exploram e conseguem até mesmo se aconchegar, seja em algumas peças ou no colinho da família
6- Retrato de família
E por falar em colinho, seja no início ou no final do ensaio, seja com carinho ou com aquela cara de "O que é isso minha gente? Quem é essa Felícia?" , eu sempre acho que tem que ter, afinal, é a grande oportunidade de conseguirem estar em uma foto juntos.
Gostou? O que achou dessas dicas? Tem alguma dica a acrescentar?
Clique Aqui e me conte um pouco mais.
Este post é em homenagem às famílias e aos modelos gatinhos, alguns me orientando lá do céu dos gatinhos para trazer informação de qualidade para você.